quinta-feira, abril 13, 2006

Beckett

Samuel Beckett: o homem que revolucionou o teatro
13.04.2006 - por Joana Gorjão Henriques, in PÚBLICO

"Limpou do palco tudo o que é acessório reduzindo-o ao essencial. Criou tensão dramática com a inacção e fez do aborrecimento um tema. Escreveu peças sem "argumento", com personagens sem história e sem passado, e instituiu o monólogo. Este minimalismo de Samuel Beckett, que faria hoje 100 anos, revolucionou o teatro há meio século e, concordam especialistas, ainda não foi superado."

Sei muito pouco de Beckett. Escrevo este post para lhe prestar uma homenagem, ja que ando em mare de teatro, ja que ele era irlandes, e ja que a amiga Susana Raquel parece gostar bastante das suas obras.
Vi ha muitos anos "A espera de Godot", de pouco me lembro...
Vou investigar!

"Slan go foile" Samuel Beckett.
"Slan go foile" Eire.
Goodbye for now...
Portugal espera por mim!
BOA PASCOA, Aleluia, Aleluia!!

Sergio Conceicao... Serao os ares da Belgica assim tao maleficos??

O titulo deste post e ironico, concerteza;ate porque quem acompanha o futebol minimamente sabe que este menino "nao e flor que se cheire";seja na Belgica, na China ou no Japao.
Nao estava de todo ao corrente da asneira que ele fez ate ter lido "O Publico" online de hoje. E verdade que todos erramos, e verdade que ha melhores profissionais do que outros, mas ha limites! E SC nem sequer tem aquele estatuto de "genio" que por vezes trabalha no subconsciente das pessoas e as faz esquecerem-se ou perdoarem os erros mais facilmente.
Sou grande amante do desporto, em particular do hoquei e do futebol; acredito que os jogos sao para ser jogados e nao falados, mas ha que dar opinioes; sao afinal elas que nos distinguem uns dos outros.
Nao morro de amores por SC do que dele conheco. Como jogador, agradou-me por uns tempos, mas foi sempre irregular. Vi-o ao vivo naquele que tera sido dos momentos mais altos ou pelo menos de maior visibilidade que teve na sua carreira.
Na famosa "Banheira de Roterdao" ('de Kuip'), no Euro 2000 contra a Alemanha, fez um hat-trick que deu a vitoria a Portugal. A selecao que era a de lipemarujo e da maioria dos portugueses... (lipemarujo nao apoia a actual selecao "nacional"), fez ver a nomes como Lothar Matthäus,Babbel, Michael Ballack, Ziege, Mehmet Scholl, Bierhoff, Carsten Jancker, etc. que Portugal existia.
Esta boa prestacao de SC foi ja manchada por muitos incidentes (vale a pena lembrar o Mundial de 2002?), tendo este ultimo acontecido no seu clube Standard Liege, onde pelos vistos ate e capitao de equipa!!

"Conceição foi expulso a 21 de Março no encontro da primeira mão das meias-finais da Taça belga de futebol por ter cuspido num jogador do Zulte-Waregem, tendo depois lançado a camisola à cara do árbitro, após este ter-lhe mostrado o cartão vermelho."

Ontem chegou a sentenca e SC foi suspenso por quatro meses pelo Comite Desportivo da Uniao Belga de Futebol. Uma vez na vida concordo com o Madail, que ja hoje veio dizer que achava o castigo leve, ainda que nao me pareca que ele tenha que (ou deva) comentar!
Arriscava-se a 3 anos, e arrisca-se ainda se reincidir, o que acabaria com a sua carreira (ja estara na hora?) Nao tenho acompanhado o seu futebol, mas nao tera sido em vao que ganhou em Janeiro a bota de ouro para melhor jogador do campeonato belga em 2005...
Fala-se aqui no blog amigo sobre o guardiao da selecao alema, mas parece-me que sera um pouco indiferente se e A ou B. Julgo que a historia do Euro 2000 se vai repetir para a Alemanha neste mundial, apesar de jogar em casa... Pessimista de mais?Espero bem...
Muitos dos jogadores profissionais sao puras criancas, imaturos ao maximo. Nao falo com nenhum conhecimento cientifico, mas acredito que sao "privados" de uma infancia normal, de uma escolaridade e formacao normais, e sao elevados a deuses da noite para o dia. Gostava que um dia um estudo serio investigasse esse fenomeno comportamental!

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger