terça-feira, maio 15, 2007

Tintins, mas não o do Hergé


Ultimamente tenho pensado na cidade de Colónia, Alemanha, um pouco mais do que o costume;no ano académico de 2000/01 vivi por lá e passei dos anos mais importantes e memoráveis da minha vida.
Esses tempos têm-me vindo à memória porque há a remota hipótese de lá dar um salto este Verão (embora já lá tenha voltado desde 2001), e porque o programa que me levou lá faz agora 20 anos (Sócrates-Erasmus).
Além disso, foi a actividade que levei a cabo na bonita cidade de Köln que me levou ontem a ir tirar uma radiografia. Eu e o grande David arranjámos trabalho ao fim de semana como condutores de riquechó, transportando alemães obesos e companhia pela cidade. Era bom dinheiro e divertido fazer de taxista de bicicletas, e um desafio conhecer minimamente a cidade (de 1 milhão de habitantes). Mas feito o balanço não deve ter compensado, sobretudo depois de um dia em que caí no erro de aceitar levar um casal de obesos mórbidos, sem exagero, com o seu filho ou filha, já não me lembro, e sentir o meu joelho a esticar todinho numa subida.
Conduzia na altura um dos calhambeques que se vê na imagem (podia ter posto fotos minhas mas não as tenho comigo), e não um dos modernos que a empresa agora usa. Quando lá estive a empresa estava praticamente no início, só um gajo e a namorada a copiar o que já se fazia noutras cidades alemãs e noutros países. Agora parece que está bem estabelecido.
Eu lá andei com um joelho elástico, continuando a fazer pela vida, para ter algum para dar umas voltas pelo país, isto depois de ir ao médico e me dizer para ir à minha vida que não via nada.
Agora, seis anos depois, continua a doer-me o joelho;não no dia-a-dia nem no desporto em geral, isso melhorou muito com o tempo, mas quando corro em superfície dura, sobretudo se é a subir e a descer. Dor terrível que desce pela perna.
Ora eu que ainda gostava de correr uma maratona antes de morrer, chateei-me e fui ao médico aqui (à pala). Dez minutos depois estava a fazer uma radiografia (grátis) e agora terei que esperar uns tempos largos para ver um ortopedista (de graça).
Toda a razão deste post para falar de Colónia e para mencionar a experiência que foi terem-me dado uma bata para vestir, tirar as calças e levantar a bata para a dita "fotografia" ao joelho direito. Mas o mais engraçado e inédito para mim até agora, foi a pequena protecção que me deram para os "tintins". Fez-me lembrar os tempos do hóquei em patins em que usava coquilha, se bem que isto era uma coisa diferente e "externa à bata". É bom saber que há mais quem se preocupe com o Zé Tolas, ou como lhe queiram chamar!
Claro que eu já investiguei na net e sei de que se trata o problema no menisco, só espero é que eles o descubram desta vez...

2 Comments:

Blogger Ana said...

Ah pois...com certas e determinadas coisas, todo o cuidado é pouco!!
Relativamente ao teu joelho...que fique bom logo :)

12:03 da manhã GMT+1  
Blogger jsc said...

Ouve lá, isso não será reumático precoce (que isto de se ter praticado desporto a sério deixa sequelas...)? Qt ao resto, todo o cuidado é pouco qd é com as joias da coroa q lidamos :-p

9:10 da tarde GMT+1  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger