quinta-feira, janeiro 18, 2007

"Professor-tutor" my ass!



E que tal se copiassemos o que corre bem noutros paises, sim senhor, devidamente adaptado a realidade nacional, e nos deixassemos de mariquices, mantendo o que esta bem?! Nos la temos instituicoes de ensino superior a preparar "professores-tutores"? Sera isto uma medida para afunilar ainda mais a carreira docente?! Julgo que com esta medida mais professores ficariam desempregados, e lembremo-nos que o ratio professor/aluno em Portugal nao e nada famoso. Criem-se infrastruturas, invista-se na massa humana, e "um dia destes" teremos um pais pronto para olhar em frente. Sim, na Irlanda do Norte os alunos tem um so professor durante sete anos que e o que dura a escola primaria aqui, mas a estrutura e completamente diferente. Em Portugal, pelo que me parece, fala-se sempre em todos os sectores da necessidade de "reformas de fundo", e as coisas nunca passam de uma manta de retalhos mal cosida. Uma casa comeca a fazer-se pelos alicerces (sim, sei que agora com as tecnologias nem sempre), que no caso me parece ser a formacao de quem vai formar . Que tal o modelo irlandes,sim, no que toca a autonomia das escolas, com prevencao contra compadrios, com um professor a ser seleccionado pelo seu CV e competencia profissional e nao tratado como um numero estupido? Que tal acabar com casos de professores com mais anos de servico,etc. a "dormirem a sombra da bananeira" com uma medida coerente, justa e consequentemente, julgo, menos polemica?
E ja agora, sim, ha um choque na transicao de um professor para 10. Mas sera muito diferente adiar esse choque na vida de uma crianca por mais dois anos? Aqui isso acontece aos 11 anos. E ja agora, a primaria (para usar o termo antigo) comeca aos 4 anos. Sim, tambem e um choque, mas ninguem morre...
Eu tambem fiquei chocado ao saber que o Porto perdeu para a Taca, e nem por isso morri! Alias aproveito a oportunidade para relembrar que o meu clube e o grande SC Braga que ainda esta na corrida!;)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É o país que temos!!
E eu como tou muito à frente, entrei para a primária com 5 anos...lolol

Quanto ao nosso FCP, lá leva os seus 7 pontinhos de avanço..."com tranquilidade" :)

10:52 da tarde GMT  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger