sábado, março 10, 2007

A política no desporto (e vice-versa)


Há duas semanas atrás aconteceu mais um dia histórico nesta ilha, desta feita em Dublin.
O Croke Park, estádio imponente com mais de 82,000 lugares pertencente à GAA, federação de jogos gaélicos, que até há pouco não permitia o uso do estádio para outros jogos que não os gaélicos, foi palco de um jogo de râguebi a contar para o torneio das 6 nações entre a Irlanda e Inglaterra.
A polémica e a historicidade em que o evento se viu envolvido, deve-se a essa proibição, que foi recentemente abolida, ter sido imposta depois de 14 espectadores, um deles jogador de gaelic football, terem sido mortos pelo exército britânico enquanto decorria um jogo, em 1920, naquilo que se chama agora o "First Bloody Sunday" (não o de Derry, celebrizado pelos U2).
Nesse dia o exército irrompeu pelo estádio adentro disparando indiscriminadamente, como vingança por um qualquer atentado do IRA.
Em 1918 esta federação chegou a estar banida pelo governo inglês. O estádio onde normalmente têm lugar os jogos internacionais de râguebi na Irlanda (Lansdowne Road), vai ser reconstuido. O facto mais perturbador para algumas pessoas era ver a banda do exército irlandês a tocar o hino inglês num local tão "sensível".
Temiam-se ainda alguma ameaça de bomba ou outra estupidez paramilitar, mais perigosa ainda por se estar em tempo de eleições.
Admito que me emocionei ao ver os jogadores e toda aquela multidão a entoar o hino irlandês. Alguns daqueles matulões choravam como bebés a cantar o hino. O público foi respeitador enquanto se ouvio o "God save the Queen", e o ambiente foi espectacular. Eu que pouco percebo de râguebi e nunca apreciei, dei um pouco mais de atenção ao desporto.
A Inglaterra que supostamente estaria melhor do que a equipa irlandesa, foi esmagada com um resultado de 43-13, num desempenho "de raiva" da equipa irlandesa.
Hoje a Irlanda venceu a Escócia e ganhou assim a "Triple Crown", ou seja, no torneio das 6 nações venceu as outras três nações das ilhas britânicas: Escócia, País de Gales e Inglaterra.
Acabo lembrando que Portugal está a disputar com o Uruguai o último lugar disponível no Mundial de Râguebi, tendo ganho hoje a primeira mão por 12-5 em Portugal. Era bom ver a selecção amadora de Portugal no Mundial, mas falta ainda a segunda mão.

P.S. Este foi o estádio onde ouvi os U2 do lado de FORA e vi o concerto do Robbie Williams do lado de DENTRO.

3 Comments:

Blogger Hugo Lima said...

O Exército britânico entrou em Dublin para retaliar um ataque do IRA?! Sempre pensei que as "coisas" estivessem confinadas ao Ulster.

5:05 da tarde GMT  
Blogger NoManIsAnIsland said...

Sim entrou. Nunca viste o filme Michael Collins??Vale a pena. E investiga a história da Irlanda! Então a Irlanda TODA não teve sob poderio da Grã-Bertanha, antes desta fazer a guerra da independência? Depois os da República "venderam" a Irlanda do Norte, com alguns dizem por cá (e deu-se a guerra civil).

10:31 da tarde GMT  
Anonymous Anónimo said...

grandes recordações vais ter desse estádio tanto de DENTRO como de FORA!!!!

5:36 da tarde GMT  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger