quinta-feira, março 08, 2007

Let's see if this time they can get an e(r)(l)ection!




Ontem foi um dia importante, quiça histórico para a Irlanda do Norte. Depois de anos a ser governado pelo parlamento inglês, de suspensões de Stormont por isto e por aquilo, parece que é desta que o pessoal aqui vai ver o parlamento local (Stormont) a abrir de novo. O termo é "devolution", que me parece um conceito curioso.
Grandes diferenças no modo como as eleições se processam aqui, em comparação com Portugal:vota-se no candidato a deputado local da nossa preferência, e podemos pôr as preferências que quisermos: 1a,2a,etc...
A campanha é uma treta porque no fundo dizem todos o mesmo, a diferença é que uns são republicanos e querem uma Irlanda unida, e outros são unionistas e fiéis a Sua Majestade (mais do que o facto de serem Católicos ou Protestantes).
Além disso, nada de periodo de reflexão e cartazes removidos da zona das urnas; há roulottes dos partidos "acampadas" à porta das urnas!! Além disso o pessoal tem que se recensear todos os anos, embora isso vá mudar,acho. As urnas estiveram abertas das 7 da manhã às 10 da noite e os votos vão ser
contados somente durante o dia de hoje e amanhã. Há 108 lugares no parlamento para ocupar. As eleições são por norma à semana.
Eu lá fui pôr o papelinho na caixa, já que faltei à chamada aquando do
referendo da interrupção voluntária da gravidez. Compare-se as maneiras de
votar aqui com a minha impossibilidade de votar daqui no referendo, como fui
informado por email pela CNE:

"Referendo nacional de 11 de Fevereiro de 2007 - Cidadãos deslocados no estrangeiro ou emigrantes
Exmo Senhor
Relativamente à questão colocada, informa-se o seguinte: Nos termos dos artigos [blá blá, blá blá blá], o voto é exercido presencialmente, em assembleia de voto correspondente ao local por onde o eleitor esteja recenseado, com excepção dos casos do voto antecipado, previstos nos artigos [blá blá], em relação a determinadas categorias de pessoas.
Assim, para poder votar terá que se deslocar, no dia do referendo, à
assembleia de voto da freguesia por onde está recenseado no território
nacional."

P.S. Tive o bónus de não ter trabalhado ontem por a escola estar a ser usada para as eleições, mas também, com o contrato peculiar que tenho, não me foi pago o dia, ao contrário da maioria dos outros profs.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

em Angola tb na posso votar, teria q tratar de papelada e mais papelada em Portugal e depois ir a Luanda o ue significaria gastar pelo menos 400usd. imagina.
bjnh

6:50 da tarde GMT  
Anonymous Anónimo said...

faltou dizer: pq andou sempre pelas provincias

6:54 da tarde GMT  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger