domingo, janeiro 28, 2007

O futebol que temos


Quero começar por lamentar o título negativista e "bota-abaixo".
Este fim de semana disputou-se mais um jogo para a Liga Bwin em Portugal, entre o FC Porto, primeiro classificado, e a UD Leiria, agora quarta classificada. A jogar em casa, a UDL venceu o FCP por 1-0. Contudo, interessa-me aqui destacar o facto de no Estádio Dr. Magalhães Pessoa terem estado presentes 3385 espectadores. "Não vou censurar" tal facto, até porque acho que foram demasiados espectadores. Pelo que sei, o estádio foi construido "para" o Euro2004, tem boas condições e uma capacidade para 24000 pessoas.
Pelo menos uma de duas coisas tem que mudar em Portugal para que se possa "exigir" mais participação do público nos estádios: acabar com a corrupção e joguinhos de bastidores, e começar a jogar-se futebol de qualidade. Num mundo ideal, pedia-se que ambas acontecessem, e isso deve ser exigido, mas ficaria contente ao ver uma delas acontecer.
Não vou sequer avançar com outros factores que por vezes vêm camuflar os já citados,ainda que pertinentemente, como a estrutura do campeonato, o facto de os jogos serem transmitidos na TV, os preços dos bilhetes,etc.
Vou só partilhar com os leitores que fui ver o jogo entre o Arsenal FC, quarto classificado, e o Manchester United FC, primeiro classificado. No Emirates Stadium em Londres, o Arsenal marcou 2 golos nos últimos 10 minutos do jogo para levar de vencido o Man United por 2-1. Haveria muito mais a dizer sobre o jogo e mais vídeos para partilhar, para se ter uma noção mais concreta do que foi a atmosfera no estádio,mas a falta de tempo e a minha internet lenta não permitem. Lembro só que a capacidade do estádio é de 60.000. O número de espectadores no dia pode ser visto acima.
E agora há aparentemente uma cura milagrosa para o futebol português: "Taça da Liga"!
Louve-se o facto de ter sido anunciada como uma medida de potêncial económico, não sei se chagará a ser isso sequer, mas é ainda cedo para criticar...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pude presenciar um jogo do Euro2004, Portugal-Holanda, e devo dizer que foi dos melhores momentos da minha vida! Ver aquele estádio completamente cheio, aquela vibração toda...pena ter sido apenas um momento. Pelo menos uma vez soube o que é estar num estádio cheio de adeptos...

10:55 da tarde GMT  
Blogger NoManIsAnIsland said...

Cara Liliana, seja bem-vinda a esta humilde casa. Apareça mais vezes! O Euro2004 é a prova de que há espírito e vontade para encher estádios quando o futebol for a sério.

12:45 da manhã GMT  
Blogger Filipe said...

Caríssimo, a desculpa da falta de tempo para desenvolver mais so rascunhos de ideias que aqui publicas já chateia :) "Amandas" o tema detectando um problema mas depois não vais aos (teus) porquês! Assim não sei que queres que se comente pah! Queres que te diga que sim é triste os estádios estarem vazios? Pois é. E agora?

8:38 da manhã GMT  
Blogger NoManIsAnIsland said...

Marujo,eu sou professor, daí o hábito de deixar "food for though", uma só "sparkle" no ar, para que sejam as pessoas a comentar, cabendo-me só lançar o debate. Além disso, julgo que já fui adiantando a minha posição em relação ao assunto, e quanto à Taça da Liga, comentarei quando houver mais informação.E agora?! Agora há que minimizar a corrupção, avançar com organismos autónomos, falar do modelo de profissionalização dos árbitros, introduzir tecnologia q.b. no futebol, pagar menos aos jogadores, comprar menos mancos e arranjar treinadores com princípios. Isto para começar; e sim,venham-me dizer que o futebol tem uma dimensão mundial, que não dá para pagar menos aos jogadores, e isto e aquilo...

5:55 da tarde GMT  
Blogger NoManIsAnIsland said...

Lamento se frequentemente os meus posts são desprovidos de ideias e conteúdo, mas ainda que preze os leitores e rejubile com feedback da parte destes, escrevo sobretudo para libertar a alma e para olhar um dia para trás e lembrar-me que isto e aquilo eram os pensamentos que me iam na cabeça na altura...

5:59 da tarde GMT  
Anonymous Anónimo said...

Ora bem, eu acho que o que era preciso era construir estádios mais pequenos. Se o estádio de Leiria tivesses só 4.000 lugares, estaria quase cheio e a atmosfera à volta do jogo seria bem mais intensa... E provavelmente o Quaresma nao teria sido expulso, o Pepe teria-se feito ao lance do golo e o porto teria ganho.

Um bocadinho mais a sério: o futebol em portugal tem muitos problemas, mas dentro desse vasto grupo há alguns que são de resolução simples. Preço dos bilhetes e horário dos jogos ajudariam com toda a certeza a levar mais público aos estádios. Depois disso as medidas mais difíceis (profissionalização dos árbitros, tecnologias, etc) seriam de resoluçao mais fácil.

7:28 da tarde GMT  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger