terça-feira, outubro 02, 2007

Nao me espanta, mas desilude-me


Tenho admiracao e estima por Miguel Sousa Tavares, (quanto mais nao fosse por ser portista!), mas algumas das suas posicoes inflexiveis e extremistas desiludem-me e preocupam-me. Pessoas inteligentes como ele nao deviam ser tao simplistas e "narrow-minded", ainda que o possa estar a ser conscientemente e para provocar reaccoes.

Coisas de espantar (in ExpressoOnline)

8:00 | Segunda-feira, 1 de Out de 2007
(...)
4. Saiu o regulamento para a classificação dos professores com vista à sua subida na carreira. Desapareceu a enormidade da participação dos pais no processo (a menos que sejam os próprios professores a requerê-la), evitou-se a discriminação de condições entre escolas boas e escolas "difíceis" e o que restou pareceu-me um sistema adequado e justo para premiar o mérito, a assiduidade e o esforço - certamente melhor do que nada. Mas, claro, a Fenprof está contra - como sempre, sempre, está contra qualquer medida que exija resultados ao sistema e aos professores e que tente inverter a situação catastrófica em que tem vivido o ensino. À Fenprof interessa apenas o que respeite ao bem-estar dos professores, mesmo que à custa da perpetuação do subdesenvolvimento cultural do país. A Fenprof acha que um professor que falte deve ter os mesmos direitos que um que não falte; acha que um que obtenha melhores resultados não deve ser beneficiado relativamente a outro que se está nas tintas para os resultados dos alunos; acha que um sistema de classificação em que nem todos podem obter a classificação máxima está desvirtuado à partida; acha, em suma, que classificar professores em função do seu mérito e dos resultados obtidos é uma ofensa aos direitos adquiridos.

Ha muito professor que nao e profissional, que esta acomodado, que me esta inclusivamente, permitam-me a ousadia, a tapar a vaga. Mas as coisas nao se resolvem com artigos destes, e ou se sabe avaliar os dois lados da medalha como competia a MST, ou entao nao vale a pena.
Mais desiludido fiquei quando soube do alegado "plagio" de uma outra obra no seu livro Equador...

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger