domingo, novembro 05, 2006

"Remember,remember the 5th of November" - Guy Fawkes






Na minha terra queima-se o "Judas", por outras razões e noutra altura do ano. Aqui na Irlanda não se celebra, mas este pequeno apontamento pretende relembrar esse homem audaz que falhou na tentativa de rebentar com o Parlamento Britânico. Relembra-se hoje em Inglaterra, (não tenho a certeza àcerca da Escócia e Gales) o longínquo ano de 1605.
Em Portugal, nas escolas, o tema costuma ser abordado ao de leve nas aulas de Inglês, mas infelizmente não se costuma ir ao fundo da questão. Não o vou fazer aqui também, por falta de tempo e porque os interessados podem sempre descobrir mais com um click. Admira-me não ser uma coisa badalada na Irlanda do Norte, já que historicamente este episódio tem tudo a ver com Católicos e Protestantes...
Passado o Dia das Bruxas, é mais uma desculpa para fazer fogueiras, deitar foguetes e beber uns copos...
As voltas que a vida dá... e pensar que se a pólvora tivesse explodido tanta coisa seria diferente...incluindo o destino desta nação/província, conforme os gostos. Até me dá um nó na garganta...

1 Comments:

Blogger Filipe said...

Tens de ver o filme Vendeta, saio ha um anito nos cinemas se tanto... já está em dvd julgo. Gostei bastante, Orwelliano e fala desse 5 de Novembro... e planeia-se rebentar com o Parlamento....

10:08 da tarde GMT  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger