domingo, março 25, 2007

CECA, CEE, UE, ECU, EURO...




É certo que perdemos algumas coisas e que a nossa adesão à CEE teve coisas negativas (e mais para vir quando tivermos que pagar todo o dinheiro que usámos mal), mas de certeza que são muitos mais os aspectos positivos da nossa entrada para o "clube" que nasceu há 50 anos. Idealizado com muitos interesses económicos à cabeça, mas também com outros intuitos louváveis.
"And let's face it", sem UE, eu não tinha feito ERASMUS na Alemanha, nem COMENIUS na Irlanda do Norte! :)

3 Comments:

Blogger vamos-indo said...

Sim.Em Berlim a coisa parece que correu bem - acho que corre sempre com o almoço entre todos, um bom schweinsachsen mit rotkohl ou knödel...sei lá (pequeno aparte: se calhar quando a turquia entrar têm de mudar os gostos gastronómicos pelo bem da sã interculturalidade: mesmo agora estou curiosa sobre como organizam estes eventos).também pelas tuas razões, sou muito a favor da europa - sou uma cidadã europeia e gosto muito. Enalteço a pátria quando posso e muito, mas acho que só faz bem a toda a pátria tuguesa sair e ver/aprender/ler/cultivar-se sobre os outros nossos irmaõs, em principio, geográficos, mas acima de tudo políticos.

p.s. qrs -me explicar pq é q o teu blog é chato e tenho sempre de inserir as letrinhas?

9:31 da tarde GMT+1  
Blogger Filipe said...

Tudo tem coisas negativas e positivas, esse teu início de Lapalice desculpa que te diga não serve de grande coisa. Num balanço que se faça, sobretudo num aniversário de 50 anos deve enaltecer-se o que foi fundamental para POrtugal na adesão. A adesão foi um sucesso a todos os níveis.
Os pontos negativos são os desafios comuns que têm os países da UE para o futuro. O dinheiro que tivemos e ainda temos direito no próximo quadro comunitário não seremos obrigados a devolver nunca, o que pode acontecer é não termos direito no próximo quadro... o que seria bom, não tenhas dúvidas. O desperdício foi nosso nestes últimos anos e Bruxelas cometeu o mesmo erro ao dar-nos outra monumental fatia do bolo para os próximos anos. A ver vamos.

10:05 da tarde GMT+1  
Blogger NoManIsAnIsland said...

O início não foi necessariamente "de Lapalice". Para além de o post ter sido uma coisa simbólica para assinalar uma data, disse também que havia MAIS coisas positivas do que negativas, emitindo portanto uma opinião, e não tanto falando tautologicamente. E quando falo do dinheiro que vamos ter de pagar, refiro-me ao dinheiro que Portugal vai ter de começar a desembolsar para ajudar os novos países aderentes. Bem sei que alguns são praticamente mais ricos do que nós, mas concerteza que depois de dezenas de anos a receber, alguma coisa teremos de começar a dar...
Susi, em nome do Blogue,as minhas desculpas:)

2:02 da manhã GMT+1  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger