segunda-feira, março 26, 2007

Presidente da junta...



Esqueci-me de partilhar convosco! No passado dia 18 de Janeiro, dei um "bacalhau" a esta senhora e seu marido. Mary McAleese, Presidente da República da Irlanda visitou a minha escola (secundária) e lá falou comigo, com alguns dos meus alunos de várias nações e com restantes convidados distintos da escola escolhidos a dedo:).
Ela está "cotada" entre as 55 mulheres mais poderosas do mundo (2006, 25ª em 2005), embora a nível de poderes como Presidente estes se reduzam a nenhum, de acordo com as leis do país.
Curiosamente, a senhora nasceu no "Norte", em Belfast, e foi muito simpática aquando da visita. Gajos e gajas da segurança dela, de gabardines e auriculares, lá inspeccionaram a escola, até mesmo dias antes dela vir.
Os mandatos são uma alegria, duram 7 anos; ela já vai no segundo.
Como o prof que estava a tirar fotografias tirou a tudo e todos menos a mim, cá fica uma foto da net e não uma onde se possa ver o sóbrio tailler vermelho que envergava... ;)
Diga-se que ela e a família foram corridos da zona onde moravam em Belfast, na altura inicial dos conflitos, já que era e é uma zona fortemente Católica e portanto alvo favorito unionista (Protestante).

P.S. Alguém me sabe dizer o que é o marido? Qual é o masculino de "primeira dama"??

8 Comments:

Blogger vamos-indo said...

acho que se ela é a presidente, não é a primeira dama (acho que este nome se dá a quem mulher do presidente). quanto ao masculino, desconheço. está na hora de termos se calhar alguém a quem chamar isso em portugal ou lusofonia...

5:06 da tarde GMT+1  
Blogger Filipe said...

Primeiro dá-mo, depois tira-mo...

11:10 da manhã GMT+1  
Blogger Filipe said...

Aliás, na Brécia o marido da presidente é o Primeirodámo Depoystiramos...

11:11 da manhã GMT+1  
Blogger Filipe said...

Grécia

11:12 da manhã GMT+1  
Anonymous Anónimo said...

o marujo está com tanta piada...

11:16 da tarde GMT+1  
Blogger jsc said...

...er...first husband http://www.filmsandtv.com/celebnews.php?cns=Fred%20MacMurray ?

2:04 da tarde GMT+1  
Anonymous Anónimo said...

in www.priberam.pt

masculino de primeira-dama.Flexão nominal

Eu gostaria de saber qual é o masculino da expressão primeira-dama, uma vez que hoje temos várias mulheres ocupando cargos de poderes antes de exclusividade designados ao sexo masculino. Como poderíamos chamar o marido de uma prefeita?


Até à data não há nenhuma forma registada em dicionários de língua portuguesa que designe o marido de uma governante. Talvez porque só recentemente se verifica um maior número de pessoas do sexo feminino a ocupar lugares governativos de topo (a este respeito, consulte, por favor a resposta juiz/juíza). É provável que venha a surgir algum termo, mas de momento só é possível avançar formas especulativas (primeiro-damo, primeiro-cavalheiro?), nenhuma delas consagrada pelo uso.
Cláudia Pinto, 10-Out-2005


--------------------------------------------------------------------------------
Nota: As respostas disponibilizadas são escritas respeitando a ortografia da norma europeia. A bibliografia utilizada está disponível em http://www.flip.pt/docs/BibliografiaFLiP_PT.pdf e http://www.flip.pt/docs/BibliografiaFLiP_PB.pdf.

6:10 da tarde GMT+1  
Anonymous Anónimo said...

Em Angola, nem sei se o Presidente visita escolas fora dos momentos oficiais...há sempre uma delegação que o faz por ele. seja inaurugação ou abertura oficial do ano lectivo...por isso nada de bacalhau como mr president

**

6:23 da tarde GMT+1  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger