Michael Stone: Pedrado?
Vale a pena aumentar e ler!! Resumindo, este amigo é um paramilitar protestante/leal a sua Majestade, Rainha de Inglaterra, condenado por homicídios, etc. Não cumpriu a pena completa, porque como outros "do outro lado", ligados ao IRA, foi libertado em 1998. Nessa altura, com o "Good Friday Agreement" e o processo de paz, os presos "políticos" foram soltos.
Eis que agora este jovem se lembra de entrar pelo parlamento dentro em Belfast, parlamento esse que está suspenso há anos porque os partidos políticos não se entendem quanto a uma governação partilhada (unionistas/loyalistas), transportando consigo um machado, facas, uma imitação de arma de fogo, bombas, enfim, tudo a que deitou mão com vista a matar Gerry Adams e Martin McGuinness, do partido Sinn Féin, que muitos associam ao IRA.
Esses e outros políticos estavam no parlamento em conversações que estão a ter lugar para reatar o processo de paz e a governação directa da Irlanda do Norte (não como actualmente a partir do parlamento de Westminster em Londres).
De salientar que apesar de não estarem a fazer nenhum, todos os políticos da Irlanda do Norte que tinham assento parlamentar em Belfast antes de este ser suspenso, têm sido pagos como se estivessem em funções ao longo destes anos todos. Escandalosas são também as despesas apresentadas (deslocações, etc.) que chegam em alguns casos a ser duas ou três vezes os chorudos ordenados!
Voltando ao assunto, Stone foi impedido a tempo e aguarda agora julgamento. Entretanto, antes do acto tresloucado (detesto a palavra), enviou a seguinte carta a um jornal: