quinta-feira, setembro 20, 2007

Universität zu Köln & FLUP



Já que falo de universidades, aqui fica o meu tributo às outras duas que frequentei. A Faculdade de Letras da Universidade do Porto, aka Praça de Touros, e a Philosophische Fakultät da Universidade de Colónia, Alemanha que, como se vê, é uma faculdade a sério, com escadas rolantes e tudo, tipo shopping centre!(Embora por fora pareça um hospital) Visitei ambas este Verão e, suspirando, com uma ponta de sentimentalismo que me é característica, pensei para com os meus botões: "Se estas paredes falassem..." [e não tem que ser levado para a perversão!]

quarta-feira, setembro 12, 2007

Uni 4 anos depois, ou QUB


Caros amigos,
Escrevo-vos de um dos computadores da Queen's University Belfast, onde acabo de fazer a matricula formal para comecar no final deste mes o primeiro ano do Masters in Education, Educational Studies em regime de part-time.
Orgasmico entrar de novo numa universidade como aluno, mas bem sei que vou suar bem mais do que nos velhos tempos, e agora vai doer ao meu bolso a serio...
So espero nao me arrepender! Vai tambem ser uma boa desculpa para vir com mais frequencia a civilizacao (Belfast).
Bem, vou regressar a terrinha para a janta. Ja agora, para o nomanisanisland nao vai nada, nada, nada?? lol...

O tamanho ate pode nao importar...



mas importa a unidade metrica! Ja muitas vezes em conversa comentei com amigos esta coisa de ate a Republica da Irlanda se ter rendido aos KM/h em vez das mph, e a Irlanda do Norte e a Gra-Bretanha nao quererem saber.
Sei que e uma "violencia" forcar um pais a ceder num "costume" tao antigo, mas por que e que os paises mais ricos e influentes se safam sempre, e os outros e que tem de fazer cedencias e sacrificios?
Quantos sapos ja engoliu Portugal e outros paises "para o bem" da res publica na Uniao Europeia??
Mas claro, a UE tem medo que os eurocepticos aumentem ainda mais no Reino Unido por a "medida" ser "polemica". Ate se fundou um lobby chamado "metric martyrs", veja-se o dramatismo!
E depois ha o reverso da medalha que e multar os comerciantes que nao vendem fruta ao kg! Muita norma comunitaria esta mal... como a fruta que se deita fora por nao ter a calibragem xpto.
Leia-se a noticia!
E aqui ficam os "highlights", ta interessante:
The threat to Britain's imperial measures is to be lifted today after a climbdown by the European commission.The plans to switch over to metric and abandon imperial measures became a cause celebre for Eurosceptics, unhappy about Brussels's intrusion into British life.
Since 1995, goods sold in Europe have had to display metric weights and measurements, but to appease the public outcry in the UK, imperial indications have also been allowed. That concession to British tradition was due to expire in 2009 (...) "This means that measurements such as pints and miles are in no way under threat from Brussels and never will be," (...)Steve Thoburn, who died suddenly in 2004, was convicted in 2001 of selling bananas only by the pound. His offence was to fail to provide customers with the metric equivalent, as required under EU law. (...)But, unlike the Irish, the British are not prepared to consider switching miles to kilometres.
Many traders and consumers might choose to celebrate the lifting of the threat with 0.57 litres of beer - better known as a pint.
[meu negrito].

terça-feira, setembro 11, 2007

Inevitavelmente...



Já era de prever que assinalasse o facto. 11 de Setembro de 2001. Rua dos Bragas, Porto. Vejo estupefacto e em directo o segundo avião a embater numa das Twin Towers.
Nestes dias, por cá têm dado vários documentários e o também inevitável filme de Michael Moore.
Interessante o documentário The falling man, sobre a tentativa de alguns jornalistas identificarem um dos homens da célebre fotografia em que pessoas se atiraram das torres.
Lembro-me também de receber mails com algumas dessas fotos e pontuação, como se de uma prestação artística se tratasse. Achei por bem não republicar aqui essas fotos...
No documentário fala-se também da polémica que esta fotografia gerou e do dilema da imprensa sobre a sua publicação. Eu acho que devia ser publicada, até porque não se reconhece a pessoa, algo que poderia chocar a família, e vocês?

segunda-feira, setembro 10, 2007

A morte anda na rua


Ja sabemos que morrem milhares ou milhoes por dia no mundo. Quanto mais perto de nos acontece, mais sentimos o impacto. Nao, nao vou falar-vos do Pavarotti.
Este fim de semana morreu um puto de uma das escolas onde trabalho (13 anos, no treino de gaelic football). Nao o conhecia, mas e sempre triste. A escola estara fechada quarta-feira para os alunos, eu ca estarei na mesma a dar no duro.
Na sequencia deste post torna-se mandatorio transcrever o texto do jornal online. Nesta mesma ilha, e coisa de dias depois dos casos que contei nesse post, vemos mais 4, todos mortais...
Boy dies during GAA training session
A 13-year-old boy who collapsed and died during a GAA training session in Co Tyrone yesterday became the fourth young person to die suddenly this week.
Patrick Devlin fell onto the pitch at the O'Donovan Rossa GAA club in Arboe. Club officials tried desperately to revive the young player but he was pronounced dead in hospital a short time later.
On Friday, Zeeshan Muhammed, 16, collapsed in the playground of the Marist College in Athlone.
On Tuesday, Patrick Breen, 10, fell to the ground and died during a Gaelic football training session at Drumquin, Co Tyrone.
That tragedy came just hours after a 16-year-old boy, Tony Parker dropped dead in Moate Community School in Co Westmeath, school in the Republic of Ireland.
Yesterday's incident happened as hundreds of mourners attended the funeral of Patrick Breen in nearby Drumquin.

GAA=Gaelic Athletic Association
Ja nao e facil imaginar o que e um adulto ver um colega cair morto ao seu lado, em campo, imagine-se agora uma crianca de 10 anos...
Sera mesmo, como diz a Li citando fonte segura, que ja em tenra idade os medicos e treinadores dos clubes comecam a dar proteinas e coisas da familia aos putos?
Sera que as bebidas isotonicas tem influencias nefastas e tao gravosas? Por que e que ninguem fala disto e por que e que as autopsias nunca sao conclusivas?

sexta-feira, setembro 07, 2007

Figuras publicas e assim...


Depois de algumas "aparicoes" em televisoes e radios portuguesas e irlandesas, eis que amanha falo em directo na BBC Ulster, a BBCradio da Irlanda do Norte.
Neste programa que vai ser em exterior, vou mandar os bitaites do costume. So mesmo a sede de protagonismo para me fazer levantar da cama as 8.30 da manha a um Sabado... (entre outros sacrificios).

Um sinhore


Tambem conhecido por Omem com O grande, Arsene Wenger e um treinador que admiro. Renovou agora contrato com o Arsenal (ate 2011), onde esta desde 1996. Gostava de Ranieri no Chelsea, mas nao se compara ao que gosto de Wenger.
Da prazer ver aquela equipa jogar! Tudo bem que ganhou 4 FA Cups e 3 campeonatos, mas Wenger nao ganhou nada em 1997, 1999, 2000, 2001, 2006 e 2007. Em 11 anos ganhou 3 campeonatos, e isto e um dos grandes de Inglaterra e do Mundo. De qualquer modo o clube continua a apostar nele... e raro e talvez uma licao para muitos.
Sei que o futebol, e os treinadores vivem de resultados, mas a chicotada psicologica nao e sempre o caminho e Portugal vai ver umas 7 (minimo) ate ao final da epoca.
A primeira foi aquela que avisei com a devida antecedencia (num blogue amigo,acho): Fernando Santos nao chega ate ao Natal...
Nao duvido que o Jesualdo va pelo mesmo caminho...e so os jogadores quererem!

P.S. Na fotografia que escolhi Wenger nao esta vestido "a treinador" (se bem que ele nao e treinador, e manager!) porque descobri que ha quem nao leia os meus posts sobre futebol; assim este post sempre fica mais "camuflado"...

Internet a serio...


Depois de ter cancelado a internet de banda larga ha mais de um ano, andei a usar a internet de 56kb que o meu modem ligado a linha telefonica proporcionava, como solucao provisoria, uma vez que contava mudar muito rapidamente de casa.
Ora a mudanca de casa nao aconteceu, e la continuei eu a desesperar com a velocidade da internet, aliada as inumeras vezes que o meu computador ia abaixo, por causa da motherboard estragada a que ja aludi noutro post.
Depois ainda da internet semi lenta da Sapo que usei em Portugal este Verao e que chulava 0.35€ por cada 10 minutos (os meus pais pouco usam e dai este pacote estupido) e da internet movel do meu irmao egoista, tudo esta prestes a mudar.
A internet de banda larga volta de novo ao meu lar agora que mudei de casa, mas so a partir de quinta-feira, talvez. Depois de muito ponderar e comparar- quem me conhece ja sabe, vou dar nova oportunidade a BT. Nao confundir com a Branca Toledo que aqui comenta! E mesmo a British Telecom! De qualquer forma vou agora ligar-lhes por me terem roubado dinheiro indevidamente na conta do telefone - e nao foi pouco!! Da ultima vez foi a Vodafone no telemovel... se um gajo anda a dormir esta lixado!

segunda-feira, setembro 03, 2007

Haja coracao!




Primeiro foi Antonio Puerta, 22 anos, do Sevilha- morreu, numa sucessao de ataques cardiacos; Clive Clarke, do Sunderland, (emprestado ao Leicester), 27 anos, dupla falha cardiaca, sobreviveu ate ver; Paul Quinn, vinte e tal anos, jogador de futebol gaelico da Irlanda do Norte, colapso ao intervalo, como acontecera com Quinn - vive ainda tambem.
Alias Cormac McAnallen, tambem do gaelic football morreu em 2004 aos 24 anos enquanto dormia, com um problema cardiaco nao detectado. Ja nem falo em Fehers...
Todos os tres casos na mesma semana. Um quarto caso ainda na mesma semana: nomanisanisland, 27 anos - check up no medico e dizem-lhe que tem um sopro no coracao.
Faltam mais testes, nao deve ser nada de grave. De qualquer modo, haja coracao!...

A minha foto
Nome:
Localização: Ireland

"O mito é o nada que é tudo/ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo..." Pessoa. Assim sou eu...

Powered by Blogger